BLOG POORQUEE

BLOG POORQUEE

BLOG POORQUEE

BLOG POORQUEE

Archive for fevereiro 2008

Dente implantado pode fazer cego a voltar a enxergar?

Um irlandês que ficou cego após uma explosão recuperou parte da visão depois de ter um dente de seu filho implantado na cavidade ocular durante uma cirurgia em Brighton, na Inglaterra.

Robert McNichol tinha perdido a visão há dois anos, quando uma explosão de alumínio líquido o atingiu no centro de reciclagem onde trabalhava.

Os médicos que o trataram afirmaram que nada poderia ser feito sobre sua cegueira, mas um professor da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, sugeriu a McNichol que visitasse o cirurgião Christopher Liu, do Hospital do Olho de Sussex, em Brighton.

Liu realizou a cirurgia conhecida como Osteo Odonto Kerato Prosthesis (OKPP, na sigla em inglês), que consiste em implantar na cavidade ocular uma prótese criada com a raiz viva do dente acoplada a um cilindro ótico. Esta prótese funciona como uma nova "ponte", capaz de sustentar a lente intra-ocular, que substitui a córnea danificada do paciente.
Para realizar a prótese, Liu usou um dos dentes caninos e parte da gengiva do filho do paciente, considerado o melhor doador depois de vários exames.

Desde a cirurgia, que durou 16 horas e foi realizada em dezembro de 2007, ele já recuperou parte da visão direita. Segundo os médicos, a visão esquerda não poderá ser recuperada pois foi muito danificada.

"Eu saí da escuridão para a luz", disse o paciente. "Eu posso ver televisão, andar na rua sozinho, ver meus filhos e minha esposa. É inacreditável", afirmou McNichol ao jornal britânico The Independent.

Olho por dente

Realizada pela primeira vez na década de 60 na Itália, a OKPP é indicada em casos nos quais o transplante de córnea convencional não soluciona o problema de visão do paciente.

A porta-voz do Hospital do Olho de Sussex disse à BBC Brasil que apesar de rara, a cirurgia já foi realizada pelo médico várias vezes e que ele é um especialista neste tipo de implante.

De acordo com o Independent, estima-se que o custo do procedimento cirúrgico na Grã-Bretanha seja de aproximadamente 40 mil euros (R$100 mil).

Antes da operação, McNichol foi alertado pelos médicos que ele teria 65% de chances de voltar a enxergar depois da cirurgia.

"A aparência não é muito boa, na verdade. Eu pareço o 'Exterminador do Futuro', mas não me importo", afirmou o paciente ao jornal.

Fonte: BBC Brasil

GOSTOU DO TÓPICO? DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por que a cara de bravo chama mais atenção?

A revista "Current Biology" traz um dos mais curiosos estudos recentes sobre o comportamente. Ele diz que se você quer chamar atenção de alguém deve fazer cara de zangado. Principalmente, se o alguém em questão for homem.

Dizem os pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) que a face irada é a que mais se destaca numa multidão. E os homens seriam melhores do que as mulheres em percebê-la. Já as mulheres detectariam melhor as chamadas expressões sociais, como alegria e tristeza.




Para os cientistas, o cérebro de homens e mulheres processa as informações de formas distintas.


Fonte: Eureca!



GOSTOU DO TÓPICO? DEIXE SEU COMENTÁRIO
Leia também:

Por que rir é o melhor remédio?

Gente que vive emburrada, de mal com a vida, não atrapalha só o convívio social. Prejudica também a si mesma. Cientistas foram a campo comprovar o senso comum de que rir é o melhor remédio. E é mesmo quando o assunto é o coração. Uma pesquisa da Universidade de Maryland mostrou que rir aumenta o fluxo sangüíneo e facilita o trabalho do músculo cardíaco. O estudo foi realizado com 20 voluntários saudáveis que tiveram sua atividade circulatória medida enquanto assistiam a comédias e dramas. "Quem vai ficar com Mary", por exemplo, provocou não só gargalhadas quanto melhoria da circulação. A sangrenta seqüência inicial de "O resgate do soldado Ryan" foi usada para comparação. Mary deu de dez a zero em Ryan.


Fonte: Eureca!



GOSTOU DO TÓPICO? DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os poderes do café e do chocolate?


O café pode ser um bom aliado para convencer alguém a dizer "sim" a um pedido seu. Uma pesquisa publicada na revista "European Journal of Social Psychology" diz que o café tem efeitos sobre o cerébro bem além do estímulo da atenção.


O estudo foi realizado por neurocientistas e psicólogos da Universidade de Queensland, na Austrália. Segundo ele, a cafeína, se consumida em quantidade moderada, torma uma pessoa mais receptiva a concordar com argumentos persuasivos. A coordenadora do trabalho, Pear Martin, disse que cafeína melhora a percepção e o processamento das mensagens. Ela acha que a descoberta poderá ter muita utilidade. Se for comprovada, terá mesmo.


Uma outra pesquisa recente sobre alimentos, esta sobre chocolate, apresentou resultados curiosos. Provou, no mínimo, que o chocolate é mesmo energético. Cientistas da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, coneguiram obter energa a partir do chocolate. Eles contruíram uma pilha alimentada por bactérias devoradoras de açúcar e com especial predileção por chocolate. As bactérias usaram o chocolate para produzir hidrogênio. Este foi empregado para movimentar um minúsculo ventilador. A meta era estudar novas formas de energia.


Fonte: Eureca!


GOSTOU DO TÓPICO? DEIXE SEU COMENTÁRIO

Dieta para cada estação?

Impossível pensar em comer uma sopa pelando num dia de verão tipicamente carioca, com o Rio 40 graus. Combinação improvável também é ter um sorvete no cardápio quando as temperaturas baixam. Escolher os alimentos ideais para cada estação vai além de acertar ou não no palpite: é uma questão de necessidade do organismo, garante a endocrinologista Mônica Cabral, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Na recém-chegada primavera, por exemplo, deve-se preferir as saladas cruas no almoço e levemente cozidas no jantar. E evitar incluir na dieta o chocolate.
PRIMAVERA
A fase é refrescante e boa para fazer circular a energia vital. Prefira as saladas cruas no almoço e levemente cozidas no jantar. Ingira mais verduras e brotos, como de feijão, de trigo, lentilha e alfafa. Escolha temperos suaves (salsa, sálvia, hortelã e coentro). Chás, como de hortelã, capim-limão, cidreira, folha de laranjeira, são bem-vindos. Para desintoxicar o fígado, a sugestão é boldo ou carqueja. Não é uma boa época para álcool, frituras, carnes gordas, chocolate, queijos e derivados.

VERÃO
Hidratação é a palavra-chave. Época de tonificar as energias do coração e do intestino delgado. Invista nos alimentos crus, frutas, sucos e muita água. O alho não é o melhor tempero, porque aquece. Se o calor for intenso, coloque folhas de hortelã na água e deixe por algumas horas antes de beber. Alimentos gordurosos são perigosos, nada de frituras, café, chocolate, mateiga, carnes vermelhas. O tabaco, quente, provoca efeito devastador.

OUTONO
Temporada da alimentação mais morna e melhorar o cuidado energético relacionado ao pulmão e ao intestino grosso. Sabores picantes mais não muito, como gengibre, alecrim, noz-moscada, cebolinha e louro, são ótimos. Esses temperos ajudam a dispersar as toxinas. O missoshiro (sopa à base de soja, tradicional na culinária japonesa) é indicado, por promover desintoxicação intestinal. Evite alimentos crus à noite. E modere com laticínios, manga e caqui, que favorecem o muco.

INVERNO
Época de quente e do repouso. Poupe o processo digestivo e fortaleça a energia dos rins e da bexiga. Os alimentos ideais são cenoura, beterraba, nabo, rabanete, inhame, batata-doce. A cor é o preto do feijão, da alga marinha, da ameixa e do gergelim. Se o frio for ameno, misture chás quentes com ervas mais refrescantes, como hortelã, capim-limão ou erva-doce. Evite tudo que for gelado. As frutas são melhores assadas ou cozidas.

Fonte: Tome Nota

GOSTOU DO TÓPICO? DEIXE SEU COMENTÁRIO

Intolerância ou alergia?

Cortar a granola do café da manhã e incluir o pão pode ser uma boa maneira de emagrecer. Assim como riscar do cardápio qualquer produto light, incluindo o adoçante. E quer saber do que mais? Até uma simples, linda, leve e frugal folha de alfaze pode estar impedindo a leveza do ser sobre a balança. A explicação nada tem a ver com calorias, mas sim, com intolerância alimentar, garante o endocrinologista Tércio Rocha. Segundo pesquisas internacionais, 60% da população sofrem com o problema. A intolerância alimentar - bem diferente da alergia, que é um fenômeno agudo, em que anticorpos entram em ação - é uma incompatibilidade química: as células não convivem bem com determinados grupos de alimentos e, aos poucos, vão ficando intoxicados. A confirmação da doença é feita por um laboratório espanhol (os médicos daqui mandam a amostra de sangue é para lá). Mas alguns sintomas dão as pistas.

SINTOMAS DA INTOLERÂNCIA: Dor de cabeça, erupções cutâneas, desconforto abdominal, dificuldade para emagrecer, celulite grave e edemas podem ser sintomas de intolerância alimentar. Na alergia, os sintomas são bem diferentes e agudos: aparecem manchas pelo corpo imediatamente após a ingestão do alimento e pode até haver edema de glote.

OS ALIMENTOS MAIS INTOLERÁVEIS: Em pesquisa espanhola com 15mil pessoas, chegou-se ao ranking dos alimentos que mais causam intolerância. Em primeiro lugar estão os aditivos (como os escontrados em produtos lights, embutidos, adoçantes etc); em seguida para a surpresa geral, estão as frutas, seguidas dos frutos secos. Leites e ovos vêm em quarto lugar. Verduras em quinto. Peixes e frutos do mar em sexto. Legumes aparecem em sétimo lugar. E cereais em oitavo. Vinhos, queijos e vinagres são os que mais causam enxaqueca.

SEM DIAGNÓSTICO: Oitenta por cento dos casos de problemas gastrointestinais, endocrinológicos e dermatológicos que os médicos não conseguem encontrar o diagnóstico são caudados por intolerância alimentar.

ACNE E CELULITE: Erupções de pele, como acnes resistentes e tratamentos, além de celulites e edemas costumam acompanhar os intolerantes a leite, queijos e corantes.

Fonte: Tome Nota


GOSTOU DO TÓPICO? DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por que o leite pode garantir saúde e beleza?

Especialista em medicina ortomolecular e coordenadora do ambulatório de celulite e obesidade da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, Keila Rachel de Azevedo defende o consumo do leite para garantir saúde e beleza. Ela esplica aqui os diferentes tipos que se encontram hoje no mercado.

INTEGRAL:
Tem mais gordura e maior valor calórico, mas mesma concentração de cálcio do desnatado. Pode elevar o colesterol de quem tem predisposição.

DESNATADO:
Bom para quem precisa emagrecer ou controlar o colesterol.

DE SOJA:
Tem isoflavona (proteína isolada de soja) e bastante ferro, zinco e vitamina A. Bom na menopausa, pois a isoflavona alivia os calores e a sudorese. Não altera os níveis de colesterol e é hipoalergênico.
COM FERRO:
Indicado para gestantes devido à incidência de anemia nessa fase.

COM CÁLCIO:
É de soja, e indicado para vegetarianos, cujo o tipo de alimentação (rica em ácido fítico, presente em farelos de trigo e chás) diminui a absorção de cálcio.

COM BAIXA LACTOSE:
Para pessoas com dificuldade de digestão da lactose, por deficiência da enzima lactase. Quando a lactose não é absorvida, há fermentação no intestino, levando cólicas, náuseas e gases.

Fonte: Tome Nota

GOSTOU DO TÓPICO? DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por que a milenar obsessão pela cintura fina?


Uma pesquisa da Universidade do Texas identificou na literatura um fato que biólogos têm como certo: a cintura fina é um traço universal de beleza feminina.

Para biólogos, a cintura fina é apreciada porque é o sinal mais evidente da saúde e da fertilidade da mulher.

O estudo liderado por Devendra Singh mostrou que por séculos escritores mencionam mais a cintura fina como marca de beleza feminina do que qualquer outra característica feminina. Singh analisou a literatura inglesa, indiana e chinesa. A pesquisa foi publicada na "Proceedings of the Royal Society B".

Foram analisados textos ingleses de 1501 a 1799; da literatura chinesa do século VI e da indiana dos século I e III.

A revista britânica New Scientist comentou o estudo, acrescentando uma descrição de 3000 anos da cintura de Nefertari, mulher do faraó Ramsés II: "Suas nádegas são avantajadas, mas sua cintura é estreita. Ela é uma pelas quais o sol brilha".


Fonte: Eureca!


Gostou do tópico? Deixe seu comentário

Por que o primeiro beijo pode determinar futuro da relação?

O primeiro beijo de um casal pode determinar o sucesso da relação no futuro, segundo indica uma pesquisa sobre o ato de beijar realizada por pesquisadores da Universidade de Nova York.

No estudo, que analisou reações e percepções de 1.041 pessoas sobre o beijo, 59% dos homens e 66% das mulheres disseram já ter descoberto, após o primeiro beijo, não estarem mais interessados em alguém por quem se sentiam atraídos anteriormente.

“O que ocorre durante um primeiro beijo pode ter um efeito profundo sobre o futuro do relacionamento”, relataram os autores da pesquisa no artigo publicado na revista científica Evolutionary Psychology.


“Talvez o beijo nessas circunstâncias pode ativar mecanismos evoluídos que funcionam para desencorajar a reprodução entre indivíduos que podem ser geneticamente incompatíveis”, dizem os pesquisadores.

Forma de avaliação

O estudo indicou ainda que as mulheres em geral dão mais importância aos beijos do que os homens.

Elas utilizariam o ato inicialmente como uma forma de avaliar o receptor do beijo como um parceiro em potencial e, posteriormente, como forma de manter a intimidade e de analisar a condição do relacionamento.

Segundo o estudo, as mulheres teriam mais propensão em avaliar as habilidades do parceiro com pistas químicas (como o hálito e o gosto de suas bocas) e tomariam a aparência dos dentes como uma das principais variáveis analisadas para tomar a decisão de beijar alguém.

Os homens, por sua vez, utilizariam o beijo primordialmente como ferramenta para aumentar a possibilidade de envolvimento em uma relação sexual, segundo a pesquisa.

Eles teriam menos reservas em relação à escolha de alguém para beijar ou manter uma relação sexual.

Os homens estariam mais propensos a ter sexo com alguém sem beijar, a ter sexo com alguém a quem não se sentem atraídos ou com alguém que consideram não beijar bem.

E, ao contrário das mulheres, que consideram o beijo importante ao longo de todo o relacionamento, para os homens o ato perde importância com o passar do tempo.

Beijos molhados

A pesquisa indicou ainda uma diferença no tipo de beijo preferido por homens e mulheres.

Os homens declararam preferir beijos mais molhados e com mais contato de língua.

Segundo os pesquisadores, isso poderia ser resultado de os homens terem menos capacidade de detecção químico-sensorial em relação às mulheres, necessitando assim de uma maior quantidade de saliva para fazer sua avaliação da parceira.

Além disso, eles consideram que a troca salivar poderia ter uma função biológica de introduzir substâncias como hormônios ou proteínas nas bocas das mulheres para tentar influenciar sua propensão à relação sexual.

Segundo o coordenador da pesquisa, Gordon Gallup, o beijo se desenvolveu ao longo do tempo para se tornar uma parte essencial do processo de flerte.

Ele disse, porém, que “enquanto ambos os sexos participam dos benefícios adaptivos do beijo, a pesquisa indicou diferenças sexuais quando considerada a busca de estratégias de relacionamento de curto prazo contra o longo prazo”.

Fonte: BBC Brasil

Por que batatas fritas podem causar câncer ?



A Pro Teste, da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, realizou uma pesquisa sobre os benefícios e malefícios das batatas fritas industrializadas.

Foram analisadas as dez marcas mais tradicionais de batata chips ondulada e foram encontradas altas quantidades de acrilamida, substância química que se forma durante a preparação do alimento.

Pesquisadores da Universidade de Estocolmo divulgaram em 2002 um estudo, até hoje discutido, a respeito da presença da acrilamida nas fritas e sua capacidade de causar câncer.

Segundo outros cientistas, até hoje só existem registros de casos de câncer provocado pela substância em animais.

De qualquer forma, a pesquisa da Pro Teste descobriu que 7 das 10 marcas de batatas foram reprovadas. Além da acrilamida, o teste apontou que os produtos continham gordura trans em nível acima do recomendável.

As empresas não concordam com o laudo. A Elma Chips, por exemplo, que fabrica a Ruffles, alegou que a acrilamida é encontrada em quase todos alimentos submetidos a altas temperaturas.

Fonte: Pro Teste

Por que algumas pessoas conseguem melhorar o seu preparo físico mais rápido?




Um estudo da Universidade de Louisiana, nos Estados Unidos, chegou à conclusão de que os genes podem determinar a capacidade de uma pessoa de melhorar o seu preparo físico ao fazer ginástica.

De acordo com os cientistas, fazer exercícios físicos regularmente pode surtir pouco ou nenhum resultado em algumas pessoas.

A pesquisa, publicada pela revista New Scientist, analisou 742 pessoas de 213 famílias durante um programa de exercícios que durou 20 semanas.

Os resultados indicaram que a capacidade de absorção de oxigênio de algumas pessoas melhorou, mas a de outras permaneceu estacionada.

Nenhum dos participantes tinha praticado exercícios regularmente nos seis meses anteriores à pesquisa, que fez todos pedalarem bicicletas ergométricas.

Nas últimas seis semanas do estudo, eles estavam se exercitando nas ergométricas durante 50 minutos, três vezes por semana e a 75% da capacidade máxima apresentada antes do início do estudo.

Pesquisas anteriores já haviam indicado que algumas pessoas têm mais "treinabilidade" – ou seja, a capacidade de melhorar o preparo físico depois de um programa de exercícios – do que outras.

Diferença
O estudo da Universidade de Louisiana descobriu que, em média, a capacidade pulmonar das pessoas melhorou em 17%.
No entanto, os participantes mais "treináveis" conseguiram melhoras de até 40%, enquanto as menos "treináveis" não apresentaram melhoras.

Resultados semelhantes foram verificados em outras medidas de preparo físico, como capacidade e batimentos cardíacos e pressão sangüínea.

Os pesquisadores descobriram ainda que outro indicador, a resistência à insulina, que ajuda a calcular o risco de desenvolver problemas cardíacos e diabetes, melhorou em 58% em alguns dos participantes depois dos exercícios, mas em outros se manteve igual ou até caiu.

O estudo foi apresentado no Congresso Australiano de Saúde e Pesquisa Médica, em Sydney, e provocou reações variadas.

"É preciso reconhecer que, apesar de, na média, o exercício trazer benefícios claros, ele pode não funcionar para todo mundo. Para alguns, talvez seja melhor mudar a sua dieta", afirmou o médico Mark Hargreaves, da Universidade Deakin, de Melbourne, também na Austrália.

Já Sam Howells, fisiologista do Centro de Lesões Esportivas e Performance Humana, fez um alerta.

"Seria preocupante se este estudo fizesse as pessoas desistirem de se exercitar. Todo mundo deveria tentar se manter em forma", afirmou Howells.

Fonte: BBC Brasil

Por que mulheres tem coluna mais curvada?


As mulheres desenvolveram colunas vertebrais mais curvadas do que os homens para impedir que percam a estabilidade com o peso da gravidez, de acordo com pesquisadores americanos.
Segundo especialistas, sem a curvatura mais acentuada, as ancestrais dos seres humanos que caminhavam eretas não poderiam fugir de predadores durante a gestação.

Elas também teriam sofrido de fortes dores nas costas, disse o estudo, publicado na revista Nature.

A teoria ganhou mais peso quando a diferença entre as colunas de homens e mulheres foi identificada num fóssil de uma fêmea da espécie Australopithecus, que é um parente pré-histórico humano que viveu há cerca de dois milhões de anos.

"Sem a adaptação, a gravidez colocaria um peso maior nos músculos lombares, causando dores e fadiga consideráveis e possivelmente limitando a capacidade de colher alimentos e a habilidade de fugir de predadores", disse Liza Shapiro, antropóloga da Universidade de Harvard.

A transição para um andar mais erguido verticalmente foi uma das mudanças-chave na evolução do homem, mas teve uma conseqüência indesejável para mulheres grávidas.

Nos primatas, o feto fica confortavelmente apoiado no ventre, mas em seres humanos, ele fica mais à frente, deslocando o centro de gravidade e causando um desequilíbrio.

Tanto homens quanto mulheres têm uma curvatura na parte mais baixa da espinha, mas nas mulheres, de acordo com os pesquisadores, a curvatura se prolonga mais na coluna vertebral.

A diferença permite que as mulheres ajustem sua postura para se manter em equilíbrio e reduzir o desconforto causado por dores na parte mais baixa da espinha, mesmo nos últimos meses de gestação, quando o abdômen pode pesar quase 7 quilos mais do que o normal.

Fonte: BBC Brasil

Mulheres conseguem medir a masculinidade do homem pelo olhar, por que?




Basta olhar no rosto de um homem para que uma mulher consiga aferir sua masculinidade, dizer se ele gosta de crianças, se é gentil, e se é o tipo ideal para uma relação de longa duração.A conclusão é de uma pesquisa realizada pelas universidades de Santa Barbara e de Chicago, nos Estados Unidos e divulgada nesta quarta-feira. O estudo foi publicado na revista científica britânica Proceedings of the Royal Society B: Biological Studies.

"A pesquisa mostrou que as mulheres conseguem fazer avaliações precisas sobre a masculinidade de um homem e seu interesse por crianças só de olhar no seu rosto", segundo Dario Maestripieri, co-autor do estudo e professor de desenvolvimento humano comparativo da Universidade de Chicago.
De acordo com o pesquisador, o estudo mostrou ainda que "as mulheres valorizam a masculinidade como um fator que contribui para relações de curto prazo e o interesse de homens por crianças como sendo um fator que os torna mais propícios para relacionamentos de longo prazo".

Estudo

O estudo científico foi realizado entre um grupo de 39 homens, com idades entre 18 e 33 anos. Os pesquisadores mostraram a cada um dos homens fotos de adultos e de bebês e pediram que eles dessem notas para cada adulto e bebê retratado. Os autores do estudo também testaram a saliva dos pesquisados para medir seus níveis de testosterona.

As fotos dos participantes masculinos da pesquisa foram mostradas a 29 mulheres. Os pesquisadores pediram que elas avaliassem os homens em quesitos como "gosto por crianças", "atração física", "gentileza", e "masculinidade".

Em seguida, elas eram solicitadas a avaliar quais dos homens seriam apropriados para relacionamentos curtos e quais deles seriam os melhores para ligações duradouras.

A pesquisa mostrou que a maior parte das mulheres consultadas soube avaliar de forma precisa quais os homens que gostavam de bebês e souberam distingüir os que tinham altos níveis de testosterona dos que não tinham.

Os homens que indicaram que gostavam de crianças foram avaliados corretamente por 20 das 29 mulheres consultadas. E os homens que não mostraram interesse por crianças foram julgados de forma precisa por 19 mulheres.

Os pesquisados julgados como tendo o mais alto nível de masculinidade foram também tidos como os mais apropriados para relacionamentos de curto prazo. Aqueles que demonstraram maior interesse por crianças, foram considerados os melhores para relacionamentos de longa duração.

Fonte: BBC Brasil

Dormir pouco engorda, por que?


Dormir pouco aumenta as chances de engordar, diz uma nova pesquisa.

A pesquisa constatou que as pessoas que dormem quatro horas ou menos por noite têm 73% mais probabilidades de se tornar obesas, possivelmente por causa dos efeitos sobre os hormônios do apetite.

O estudo da Universidade de Columbia foi apresentada no encontro anual da Associação Norte-americana para Estudo da Obesidade, em Las Vegas.

"Os resultados, de alguma forma, vão contra a intuição, já que as pessoas que dormem menos estão queimando mais calorias", disse James Gangwisch, que liderou a equipe de pesquisadores. "Mas acreditamos que está mais relacionado com o que acontece com o corpo quando é deprivado de sono do que com a atividade física."

Falta de sono

Uma equipe da Escola de Saúde Pública Mailman e do Centro de Pesquisas sobre Obesidade em Columbia analisaram dados de 18 mil pessoas com idade entre 32 e 59 anos, que participaram de uma pesquisa nacional sobre saúde e nutrição nos anos 80.

Eles constataram que, mesmo depois de considerados fatores como depressão, atividade física, consumo de álcool, etnia, nível de educação, idade e gênero, as pessoas tinham mais chances de se tornar obesas quanto menos dormissem.

Os que tinham maior risco eram aqueles que dormiam menos de quatro horas por dia, mas aqueles que dormiam cinco horas por dia ainda tinham 50% mais probabilidades de serem obesos do que aqueles que tinham uma noite completa de sono.

Aqueles que dormiam seis horas por noite tinham 23% mais chances de estar acima do peso.

Stephen Heymsfield, que também fez parte da equipe de pesquisadores, disse que é tão simples quanto dizer que as pessoas que ficarem acordadas por mais tempo, provavelmente vão comer mais.

"Existem cada vez mais evidências científicas de que há uma ligação entre o sono e os vários caminhos neurológicos que regulam a ingestão de alimentos".

Pré-História

Segundo ele, pesquisa anterior mostrou que a falta de sono está ligada à redução dos níveis do hormônio que regula o apetite e o peso e diz ao cérebro quanto de energia está disponível no corpo.

Já os níveis do hormônio que faz as pessoas quererem comer aumentou com a falta de sono.

Gangwisch sugere que as razões para isso datam da pré-história.

"O sistema regulatório metabólico pode ter evoluído para motivar as pessoas a guardar gordura durante os meses de verão, quando as noites são curtas e a comida abundante, o que era um mecanismo de sobrevivência para o corpo se preparar para os meses de inverno, quando a comida não seria tão abundante", disse o pesquisador.

"Como resultado, a falta de sono pode servir como um indicador para o corpo para que aumente o consumo de alimentos e armazene gordura."

O presidente do Fórum Nacional de Obesidade da Grã-Bretanha, David Haslam, disse que o resultado da pesquisa contraria a intuição.

"No entanto, acho que a chave para isso é que se você não está dormindo, provavelmente vai ficar comendo em frente da TV ou do computador", disse Haslam.

"O estresse, que também afeta os padrões de sono, também afeta os níveis de hormônio."

Fonte: BBC Brasil

Gordura na meia-idade aumenta risco de demência, por que?



As pessoas que estão acima do peso na meia-idade correm um risco consideravelmente maior de desenvolver demência, segundo pesquisa de uma equipe de cientistas de National Institutes of Health dos Estados Unidos.
De acordo com esse estudo, as pessoas obesas na fase dos 40 anos têm 74% mais chances de desenvolver demência do que aquelas com peso normal.

O risco de desenvolver essa doença em obesos de qualquer idade é 35% maior, segundo a pesquisa que envolveu mais de 10 mil homens e mulheres, em três décadas de trabalho.

Os resultados estão no jornal especializado British Medical Journal (BMJ).

Os cientistas alertam para o risco de a atual epidemia de obesidade levar a um grande aumento de casos de demência no futuro.

Acompanhamento

Para fazer a pesquisa, os cientistas definiram as pessoas obesas como aquelas que tivessem índice de massa corporal (BMI, na sigla em inglês) de 30 ou mais.

As pessoas acima do peso foram consideradas aquelas com um BMI entre 25 e 29,9.

Um BMI normal foi considerado aquele entre 18,6 e 24,9.

O BMI é calculado a partir da divisão do peso da pessoa pelo quadrado de sua altura.

Entre 1964 e 1973, todos os participantes passaram por exames de saúde detalhados. Na época, eles estavam com idade entre 40 e 45 anos.

Eles foram monitorados até 1994 para ver se desenvolviam demência.

No total, 713 participantes, 7% deles, desenvolveram demência.

Mulheres

Segundo a pesquisa, as mulheres obesas têm risco 200% maior de ter demência do que mulheres de peso normal. Entre os homens, os obesos têm risco 30% maior.

Já homens e mulheres com as maiores medidas de dobras cutâneas – outro indicador de obesidade – têm risco entre 60% e 70% maior de ter demência do que aqueles com as menores medidas.

Segundo a pesquisa, a etnia das pessoas não parece ser importante para determinar o risco de contrair a doença.

Os pesquisadores acreditam que a obesidade pode aumentar o risco de demência por causa de um efeito direto sobre o cérebro ou por sua associação com outros problemas como diabete e doenças cardiovasculares que, se acredita, também podem aumentar as chances de desenvolver a doença.

No entanto, os cientistas avaliaram indivíduos com diabete e doenças cardiovasculares e nenhum pareceu ter risco alterado de contrair demência.

Perda de tecido

Na Suécia, em outro estudo recente, os cientistas descobriram que quanto maior o BMI de uma mulher maior o risco de que ela teria perda de tecido cerebral, que é uma das primeiras indicações de que a pessoa vai desenvolver demência.

Para a médica Rachel Whimer, da equipe de médicos americanos de National Institutes of Health, se os resultados da sua pesquisa "forem confirmados, talvez o tratamento da obesidade possa reduzir os riscos de demência".

Segundo o professor Clive Ballard, da Alzheimer's Society da Grã-Bretanha, "as descobertas (dessa pesquisa) são consistentes com estudos anteriores que mostram que fatores de risco de doenças cardíacas, como pressão alta e colesterol elevado, também são fatores de risco de demência".

"É provável que a associação entre obesidade e demência seja explicada pela alta incidência desses outros fatores de risco em pessoas que estão substancialmente acima de seu peso."

"Dado que o número de pessoas com demência já está aumentando dramaticamente com o envelhecimento da nossa população, será extremamente importante minimizar fatores de risco adicionais que podem ser prevenidos, como obesidade."

Segundo ele, as evidências indicam que um estilo de vida saudável pode reduzir os riscos de demência.
Fonte: BBC Brasil

Pão de forma branco aumenta barriga, por que?


Comer muito pão de forma branco aumenta a barriga, segundo uma pesquisa nos Estados Unidos.



Já as pessoas que optam pelo pão de forma integral, como o de centeio, não têm a circunferência da cintura avolumada na mesma proporção, dizem cientistas da Universidade Tufts, em Boston.

De acordo com a equipe da professora Katherine Tucker, uma das explicações seria o fato de que, como as comidas integrais são ricas em fibras, dão uma sensação de barriga cheia e, por isso, as pessoas acabam comendo menos.

O estudo foi publicado no American Journal of Clinical Nutrition.

Dietas

Os pesquisadores avaliaram cinco diferentes estilos de dieta, cada uma delas tendo um tipo de comida como principal alimento. Participaram do teste 459 homens e mulheres em bom estado de saúde.

De todos eles, aqueles que tiveram a dieta à base de pão de forma branco foram os que ganharam mais circunferência na linha da cintura.

Em um ano, tiveram um aumento médio de um centímetro na medida da cintura, três vezes mais do que o registrado pelos que tiveram uma dieta mais saudável à base de comidas integrais e pão preto.

Os cientistas não sabem exatamente por que comidas com grãos altamente refinados como o pão de forma branco engordam na cintura, mas isso poderia estar ligado às fibras e à maneira como a comida é digerida pelo corpo no processo de produção de energia.

Os autores do estudo dizem que as comidas ricas em fibras não apenas dão mais rapidamente uma sensação de barriga cheia, mas também têm um índice glicêmico mais baixo.
Esse índice é uma medida criada para aferir com que velocidade uma determinada comida aumenta o açúcar no sangue.

O nível de açúcar no sangue ajuda a determinar a quantidade de insulina produzida no corpo, o que tem relação direta com o apetite.

"Muitos dos alimentos no padrão saudável administrado no teste têm baixo índice glicêmico, o que provoca uma produção menor de insulina e, portanto, diminui a fome e o consumo energético", dizem os pesquisadores.

"Aqueles que se alimentaram com o padrão do pão de forma branco consumiram 16% do total diário de energia ingerida vinda do pão branco, o alimento de mais alto índice glicêmico."

Os pesquisadores ressaltaram, contudo, que como os alimentos não são ingeridos isoladamente, e sim como parte de um regime alimentar completo, é difícil projetar os resultados que eles obtiveram para os hábitos das pessoas no dia-a-dia.
Fonte: BBC Brasil

Adoçante pode engordar mais que açúcar, por que?


Um estudo realizado em ratos nos Estados Unidos sugere que a ingestão de sacarina - tipo de adoçante usado principalmente em refrigerantes dietéticos - pode provocar aumento de peso maior que a ingestão de açúcar.





Segundo os pesquisadores da Universidade de Purdue, em Indiana, o sabor doce causado pelo consumo de sacarina estimula o sistema digestivo a se preparar para a ingestão de uma grande quantidade de calorias.

Se essas calorias não são ingeridas, eles afirmaram, o organismo fica desregulado e, como resultado, pede mais comida ou queima menos calorias, o que provocaria o aumento de peso.
O estudo, publicado na edição desta semana da revista científica Behavioral Neuroscience, gerou reações da indústria alimentícia, para quem a pesquisa "simplifica" as causas da obesidade.


Calorias

Para realizar o estudo, os cientistas acompanharam a alimentação de 17 ratos. Nove receberam iogurte adoçado com sacarina e oito com açúcar. Depois do iogurte, os animais receberam a dieta normal.

Após cinco semanas, os ratos que consumiram a sacarina ganharam 88 gramas, enquanto os que ingeriram glicose tiveram um aumento de peso de 72 gramas - uma diferença de mais de 20%.
Os ratos que tomaram o iogurte com a sacarina consumiram mais calorias e tiveram aumento de 5% na taxa de gordura do corpo, de acordo com o estudo.


"Os resultados claramente indicam que consumir alimentos adoçados com sacarina pode levar a um aumento de peso e da taxa de gordura maior do que o consumo de açúcares calóricos", diz o estudo.

Segundo Susan Swithers, uma das autoras da pesquisa, as experiências em laboratório indicam ainda que outros adoçantes artificiais, como o aspartame e o acessulfame K, que oferecem o gosto doce, podem ter o mesmo efeito da sacarina.

Críticas

O estudo gerou reações da indústria alimentícia. Em uma entrevista publicada na edição desta segunda-feira do jornal americano Los Angeles Times, Beth Hubrich, uma das representantes dos fabricantes de refrigerantes dietéticos nos EUA, rejeitou os resultados da pesquisa.

Segundo ela, "o estudo simplifica demais as causas da obesidade". Além disso, afirmou, "a descoberta nos animais pode não ser verdadeira quando testada nos humanos".

Um porta-voz da Fundação Britânica de Nutrição afirmou que os resultados são "interessantes", mas não provam que os adoçantes podem ser prejudiciais nas dietas dos humanos.


Para a organização, o tema ainda requer mais pesquisas.


Fonte: BBC Brasil

Porque nós temos caimbras?



Uma caimbra é simplesmente um espasmo ou uma contração de todo um membro ou algumas vezes de um ou dois músculos do corpo. Pode ser muito dolorosa ou apresentar-se como uma forma de entorpecimento. Há quem tenha sentido uma dor repentina, originada por um ataque de caimbras num músculo, durante qualquer jogo ao ar livre; esta dor desaparece depois de ter frexionado fortemente a parte afetada . Também pode ter a sua origem num excesso de trabalho ou de força, ou em uma temperatura excessivamente baixa, e tem provavelmente, como causa, alguma complicada modificação que se dá no interior dos tecidos que constituem o proprio musculo.

Para combater efetivamente a caimbra, basta, muitas das vezes uma fricção vigorosa, mas quando nadamos e temos uma caimbra, o caso é muito perigoso, porque só em terra nós podemos tratar e a propria caimbra pode nos impedir de chegar até lá.


Fonte: Thesouro da Juventude, vol. 10

Por que uns dias são mais quentes que outros?


Pode-se responder a esta pergunta de várias maneiras.
Pode acontecer que, apesar de não variar o calor do sol, os seus raios atravessam o ar, nuns dias, mais obliquamente que noutros. Esta é a grande diferença que existe entre os dias de verão e os de inverno. Quanto maior é a massa de ar atravez da qual o calor passa, menos o sentimos. Além disso, se o ar que sopra é quente, temos um dia de mais calor do que se recebessemos uma corrente de ar frio. Isso quer dizer que o calor do dia depende tanto do vento reinante como da força do sol. Por último se o ar contém uma grande quantidade de vapor de água, o nosso suor não pode evaporar-se.
A evaporação de suor da nossa pele contribue de um modo eficaz para nos refrescar o corpo, que enquanto conserva a sua vida, está produzindo constantemente calor. Se a evaporação do suor se faz lentamente, em virtude de já haver no ar quase todo o vapor da água que ele pode conter, sentimos mais calor, e dizemos que o dia está caloroso. É possível que a temperatura ambiente não seja superior a de outros dias que nos parecem mais frescos, mas nos nossos juízos deixamos-nos guiar pelas nosssas sensações, as quais dependem da facilidade ou dificuldade com que nos desfazemos da água que exalamos pela pele e pelos pulmões.


Fonte: Thesouro da Juventude, Vol.10

Porque Carnaval?

Saudações,

Este é o ínicio de um Blog muito interessante, chamado "Por quê?". Aqui haverá definições que eventos importantes de nosso cotidiano e também aceitarei críticas, elogios e sugestões sobre novos assuntos.

Aproveitem e sejam bem vindos.


Abraços
Esdras Eliwan



Porque Carnaval ?



O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.


O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de
samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As
músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.


O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu.
Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval.



Bonecos gigantes

Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de
Gandhi.


Fonte: Sua Pesquisa