BLOG POORQUEE

BLOG POORQUEE

BLOG POORQUEE

BLOG POORQUEE

Dieta para cada estação?

Impossível pensar em comer uma sopa pelando num dia de verão tipicamente carioca, com o Rio 40 graus. Combinação improvável também é ter um sorvete no cardápio quando as temperaturas baixam. Escolher os alimentos ideais para cada estação vai além de acertar ou não no palpite: é uma questão de necessidade do organismo, garante a endocrinologista Mônica Cabral, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Na recém-chegada primavera, por exemplo, deve-se preferir as saladas cruas no almoço e levemente cozidas no jantar. E evitar incluir na dieta o chocolate.
PRIMAVERA
A fase é refrescante e boa para fazer circular a energia vital. Prefira as saladas cruas no almoço e levemente cozidas no jantar. Ingira mais verduras e brotos, como de feijão, de trigo, lentilha e alfafa. Escolha temperos suaves (salsa, sálvia, hortelã e coentro). Chás, como de hortelã, capim-limão, cidreira, folha de laranjeira, são bem-vindos. Para desintoxicar o fígado, a sugestão é boldo ou carqueja. Não é uma boa época para álcool, frituras, carnes gordas, chocolate, queijos e derivados.

VERÃO
Hidratação é a palavra-chave. Época de tonificar as energias do coração e do intestino delgado. Invista nos alimentos crus, frutas, sucos e muita água. O alho não é o melhor tempero, porque aquece. Se o calor for intenso, coloque folhas de hortelã na água e deixe por algumas horas antes de beber. Alimentos gordurosos são perigosos, nada de frituras, café, chocolate, mateiga, carnes vermelhas. O tabaco, quente, provoca efeito devastador.

OUTONO
Temporada da alimentação mais morna e melhorar o cuidado energético relacionado ao pulmão e ao intestino grosso. Sabores picantes mais não muito, como gengibre, alecrim, noz-moscada, cebolinha e louro, são ótimos. Esses temperos ajudam a dispersar as toxinas. O missoshiro (sopa à base de soja, tradicional na culinária japonesa) é indicado, por promover desintoxicação intestinal. Evite alimentos crus à noite. E modere com laticínios, manga e caqui, que favorecem o muco.

INVERNO
Época de quente e do repouso. Poupe o processo digestivo e fortaleça a energia dos rins e da bexiga. Os alimentos ideais são cenoura, beterraba, nabo, rabanete, inhame, batata-doce. A cor é o preto do feijão, da alga marinha, da ameixa e do gergelim. Se o frio for ameno, misture chás quentes com ervas mais refrescantes, como hortelã, capim-limão ou erva-doce. Evite tudo que for gelado. As frutas são melhores assadas ou cozidas.

Fonte: Tome Nota

GOSTOU DO TÓPICO? DEIXE SEU COMENTÁRIO

5 Responses so far.

  1. Leandro says:

    Aeee Gosteiii da Dieta do Outonooo...

    Mais Tá muitooo legal as Dicas..

    =)

  2. Anônimo says:

    vixi dieta é uma ssunto q eu conheço rsrsrsrsr,.... boas dicas sao as

    suas... se eu esperimenter alguma eu volto aqui para

    te dizer se deu certo

    rsrsrsr

    abraço

    http://filosofiadosexo.blogspot.com/

  3. cara parabens adorei as dicas e o blog...
    a do outono foi boa...
    abraços e sorte com o blog..
    abraços

    http://bombadigital.blogspot.com/

  4. Bodão says:

    UAhA, boa idea! esse negocio de dieta tem ki te um diferencial, essa por estação fico fino

    ; )

  5. Sou louco para seguir uma dieta mas nunca consigo =] Agora que vi essas dietas aí fiquei afim, mas tem um problema: não sei em que estação do ano nós estamos =]

    ___________________________________
    TemPraQuemQuer <<< Entra!