BLOG POORQUEE

BLOG POORQUEE

BLOG POORQUEE

BLOG POORQUEE

Por que existe o coelho da páscoa?


Vocês já pediram ao coelhinho da páscoa o ovinho de chocolate? É engraçado saber que passamos por tantas histórias e as vezes não sabemos o significamos delas.

Na Antiguidade, os povos escolheram a lua para determinar a data da páscoa. Como o coelho era tido como um símbolo da lua, passou também a ser considerado um símbolo da páscoa.


Os coelhos são mamíferos, roedores, que se reproduzem de forma rápida, tendo grande fertilidade. O seu período de gestação não passa de quarenta dias, tornando-se símbolo da preservação da espécie.

Para os cristãos, a páscoa é marcada pela ressurreição de Cristo, pelo Seu renascimento, pelo surgimento de uma vida nova. Além disso, a sexta-feira santa é a data assinalada pelo sofrimento e crucificação de Cristo.

Curiosidades sobre a história do coelho da páscoa

  • Na Alemanha, as crianças esperam ovos dos coelhos. 
  • As crianças tchecas confiam que os presentes são ofertados por uma cotovia (ave campestre). 
  • Na Suíça, são os cucos que levam os ovos de presente
  • No Brasil, a tradição do coelho, veio só no final do século XIX.


Outra história põe sentido à tradição do coelho representar um símbolo da páscoa, uma vez que este simboliza a igreja. A igreja tem a missão fecunda de propagar os ensinamentos cristãos, a palavra de Deus, para todos os povos; sem distinção, ou seja, aumentar a quantidade de discípulos. Assim, uma grande quantidade de pessoas é representada pela fertilidade do coelho.

Há uma lenda que marca a história do coelho da páscoa. Ela conta que uma mulher pobre, que não tinha como presentear seus filhos no domingo de páscoa, cozinhou alguns ovos de galinha e os pintou. Ela teve a ideia de colocá-los dentro de um ninho e escondê-los no quintal da casa, entre as plantas. Quando as crianças encontraram os ovos, um coelho apareceu por perto e fugiu; as crianças acreditaram que ele havia colocado os ovos para elas, assim a história se propagou.

Fonte: Brasil Escola

One Response so far.

  1. porque vaí saber kkkk, porque não a galinha :)

    porque seu blog e tão legal :)

    seguindo aqui.

    http://blogdoditamakarov.blogspot.com.br/