BLOG POORQUEE

BLOG POORQUEE

BLOG POORQUEE

BLOG POORQUEE

Por que é tão irritante ouvir os outros conversando pelo celular?

Se você acabou de ler o mesmo parágrafo 12 vezes porque a pessoa sentada ao seu lado no ônibus está conversando em seu telefone celular, sinta-se livre para mostrar a ela o seguinte: os cientistas descobriram mais uma prova de que ouvir conversas de celulares são muito mais irritantes do que um diálogo entre duas pessoas.


Em um estudo publicado na revista PLoS One, os estudantes universitários que foram solicitados a completar quebra-cabeças enquanto um pesquisador falava em seu celular, ficaram mais irritados e distraídos - e muito mais propensos a lembrar o conteúdo da conversa - do que os estudantes que trabalharam nos mesmos quebra-cabeças, enquanto a mesma conversa foi conduzida por duas pessoas no quarto.


Um dos motivos, disse Veronica V. Galván, professor assistente de psicologia da Universidade de San Diego e autor principal do estudo, é o desejo do cérebro de preencher os espaços em branco.

"Se você só ouvir uma pessoa falando, você tenta colocar essa parte da conversa no contexto," Dr. Galván disse. "Isso, naturalmente, vai chamar a sua atenção para longe de tudo aquilo que você está tentando fazer."

Também é uma coisa de controle, Dr. Galván e seus colegas afirmam. Quando as pessoas estão presas ao lado de uma conversa unilateral - conhecido hoje em dia como um "halfalogue" - sua raiva aumenta da mesma forma que faz em outras situações em que eles não são livres para sair, como por exemplo, esperar por um trem.

"Se você está esperando na fila e alguém atrás de você está falando em um telefone celular, você é o tipo de prisioneiro lá", ela disse, "e você pode ter como resposta um estresse psicológico."

O cérebro simplesmente não pode ignorar um fluxo de novas informações, disse Lauren Emberson, o associado de pós-doutorado na Universidade de Rochester, Nova York, que liderou o estudo de Cornell, quando ela foi trabalhar lá.

"Nossos cérebros são configurados para se concentrar em coisas que são novas ou inesperadas", diz Emberson disse. "Quando você está ouvindo a metade de uma conversa, cada enunciado novo é uma surpresa, então você é forçado a constantemente prever o que vai acontecer a seguir."

Essa sensação de ser submetido a algo inevitável e desagradável, transforma públicas conversas de celular em pontos de inflamação.

"Quando você está ouvindo conversa de um estranho celular, seu cérebro tem que trabalhar muito mais com o que você está fazendo, e isso interfere com a sua capacidade de se concentrar em outras coisas", disse Amy Alkon, um colunista que escreveu um livro sobre boas maneiras chamado "I See Rude People." "Ele dá o que eu chamo de um" comichão neural ".

Fonte: The New York Times