BLOG POORQUEE

BLOG POORQUEE

BLOG POORQUEE

BLOG POORQUEE

Por quê o nome Gripe Suína?


Se há algo em que concordam os especialistas é que não há razão para deixar de comer carne de porco. Até porque o vírus não resiste a uma temperatura de cozedura (71°) e, por outro lado, não foi recenseado nenhum animal doente.
Daí o paradoxo deste vírus a que se tem chamado da gripe suína. Nenhuma suinicultura foi afectada e os primeiros casos não apareceram na população rural em contacto com os porcos, mas sim na população urbana.
De facto, trata-se de um vírus gripal do Tipo A, H1N1, que tem um potencial pandémico.
Mas este vírus resulta da combinação das estirpes suína, aviária e humana, de origem americana e asiática. A mutação deu-se, provavelmente, no continente americano.
Actualmente, não está provado que o vírus tenha sido transmitido do animal ao homem. Mas sabe-se que é transmitido do homem ao homem e comporta um elevado risco de pandemia.
O especialista John McCauley explica: “É assim que começa uma pandemia: um novo vírus emerge em seres humanos e dissemina-se facilmente entre os homens. As viagens permitem ao vírus circular pelo mundo inteiro muito depressa. “
O H1N1 é o mesmo vírus que, em 1918, matou cerca de 40 milhões de pessoas em todo o mundo (nomeadamente jovens adultos) e que conhecemos com o nome de gripe espanhola ou pneumónica, apesar de se desconhecer a origem do vírus. Mas o país não participou na Grande Guerra e tinha uma imprensa livre que noticiava sem censura.
A novidade deste vírus não reside nas diferentes estirpes mas na combinação que resulta delas, contra a qual os seres humanos não estão imunizados, o que inquieta bastante os médicos, pois está a propagar-se rapidamente. Ainda se desconhece se as pessoas fatalmente infectadas foram mortas directamente pelo vírus ou morreram de outras complicações.
Resta a protecção. Os ‘stocks’ de Tamiflu, a vacina desenvolvida contra a gripe aviária são de cerca 73 milhões. Por agora, a vacina só retarda a infecção. Entretanto, o uso da máscara é aconselhado porque se trata de um vírus que se transmite pelo ar. Os médicos também recomendam a lavagem de mãos frequente e o limite de contactos.
Fonte: Euronews

GOSTOU DO POST? DEIXE SEU COMENTÁRIO

2 Responses so far.

  1. Haihumy Fernandes says:

    Gostei muito do seu comentário sobre a Gripe A, faço o terceiro ano e você me ajudou bastante esclarecendo minhas dúvidas, obrigada e parabéns pelo blog.

  2. Unknown says:

    Voce e uma pessoa de muito bom senso e sua informacao esta de boa qualidade e autenticidade. Parabens ! Leni - Florida - usa