BLOG POORQUEE

BLOG POORQUEE

BLOG POORQUEE

BLOG POORQUEE

Formigas são 'traiçoeiras e corruptas'?



Uma nova pesquisa sugere que as formigas são traiçoeiras, egoístas e corruptas, contrariando a imagem de insetos de convivência harmoniosa e com pré-disposição para colocar o bem da comunidade acima de preocupações pessoais.

Os pesquisadores Bill Hughes, da Universidade de Leeds, na Grã-Bretanha, e Jacobus Boomsma, da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, descobriram que determinadas formigas conseguem burlar o sistema, garantindo que seus filhotes se tornem rainhas reprodutivas ao invés de operárias estéreis.

"A teoria aceita era de que as rainhas eram produzidas só por criação: certas larvas recebiam determinados alimentos para que se desenvolvessem de forma a se tornar rainhas e todas as larvas poderiam ter essa oportunidade", explicou Hughes.

"Mas nós realizamos uma identificação de DNA em cinco colônias de formigas-cortadoras e descobrimos que os filhotes de alguns pais têm maior probabilidade de se tornarem rainhas do que de outros. Estas formigas têm um gene ou genes 'da realeza', que lhes dá uma vantagem injusta e permitindo que tapeiem muitas de suas irmãs altruístas em sua chance de se tornarem rainhas."

'Às escondidas'

Mas o que intrigou os cientistas foi que essas linhagens genéticas "reais" sempre foram raras em cada colônia.

Hughes diz: "A explicação mais provável tem que ser que as formigas estão tomando medidas deliberadamente para evitar serem detectadas. Se houver um excesso de formigas de uma linhagem genética tornando-se rainhas em uma única colônia, as outras formigas notarão isso e poderão tomar uma medida contra elas."

"Então nós achamos que os machos com estes genes 'reais' evoluíram para, de alguma forma, propagar seus filhotes por mais colônias e, assim, escapar detecção. A raridade das linhas reais é, na verdade, uma estratégia evolutiva para que os tapeadores escapem do destino de ser reprimidos pelas massas altruístas que exploram."

Umas poucas vezes por ano colônias de formigas produzem machos e novas rainhas que saem do ninho em busca de novos parceiros para reprodução.

Os machos morrem pouco depois do acasalamento e as fêmeas fundam novas colônias.

Sem utopia

Os pesquisadores estão ansiosos para estudar este processo, para determinar se sua hipótese é correta e a estratégia de acasalamento dos machos com genes reais garante sua raridade, para manter suas vantagens ocultas de seus parceiros operários.

Mas a descoberta dos cientistas prova que, embora colônias de insetos sociais freqüentemente sejam citadas como prova de que sociedades possam ser baseadas em igualdade e cooperação, elas não são tão utópicas quanto parecem.

"Quando estudamos insetos sociais como formigas e abelhas, com freqüência é o aspecto cooperativo que de sua sociedade que aparece primeiro", disse Hughes.

"Mas, quando você examina mais de perto, pode ver que há conflito e tapeação - e, obviamente, a sociedade humana também é um exemplo primordial disso. Acreditava-se que as formigas eram exceção, mas nossa análise genética mostrou que a sociedade delas também é abundante em corrupção - e corrupção real!"

A pesquisa foi financiada pela Fundação Carlsberg e publicada em Proceedings of the National Academy of Sciences.
Fonte: BBC Brasil

GOSTOU DO POST? DEIXE SEU COMENTÁRIO

16 Responses so far.

  1. Zeca says:

    Tem doido pra tudo,fazer pesquisa com formiga pra saber se é egoísta ou não.Pior que isso é saber que eles fazendo essa bobeira tem 100x mais dinheiro que eu. ¬¬

    zecanet.blogspot.com

  2. o'Ricci says:

    tá vendo... parecem-se mais conosco do que imaginávamos! Hobbes deve estar dançando mambo de tanta satisfação no inferno agora!

  3. Agr says:

    formigas corruptas até no mundo dos insetos ^^ lol

    gostei do post!

  4. Anônimo says:

    Magoei...depois de ver aquele lindo filme Formiguinha Z, não imaginava q as pequeninas eram tão malvadas assim...Juro q não vou mais impedir meus alunos de pisarem nos formigueiros no parquinho...hehehehe (tô brincando)
    Adorei o blog...e valew a visita ao meu.
    Bjos
    Fernanda
    (COTIDIANO ATIVO)

  5. gabi says:

    é pequenininhas mais meio traisoeiras! (:
    beijo

  6. LeandrorK says:

    ow velho


    serio que vc pode fazer um template pra mim de 3 colunas?

    to precisando

    se precisar de algo é so me falar

    falow um abraço

  7. Nossa, que interessante!!! Depois ou ler seu blog com mais calma :)

    gostei muito desse post

  8. putamerda
    só podem ter estudado as formigas de brasilia
    :D

    www.meusquadrinhos.blogpsot.com

  9. Corromperam até as formigas... onde vamos parar, num formigueiro não é mais, até ele esta contaminado... rs Pedágio rola lá?kkkkk pow, essas formigas são sinistrinhas hein... agora, estão investindo bem essa grana de projeto... pesquisa pra isso... kkkkk

    Fala brother, andou sumido hein... tudo relax? Grande abraço,

    Henrique
    Vai Vendo...

  10. Anônimo says:

    Não entendi a do coelhinho, mas blz...hehehe
    Pode deixar, menino das formigas, vou colocar seu banner no blog!
    Bjaum

  11. Fala brother... já coloquei seu banner lá... ficou show... melhor ainda se vc me disser como colocar aquele lance Parceiros, como tem na sua página... subindo os banner´s... abraços...

    Henrique
    Vai Vendo...

  12. Uma vez o Dr. Bactéria foi um dos entrevistados do programa do Jô. Ele disse que as formigas são mais ofensivas do que as baratas. Ou seja, quando se mata uma barata e deixa ela no "canto da parede", no outro dia ela não está mais ela, pois as formigas a comeram. Ele quis dizer que, tenha mais cuidado quando for comer algo em que você tenha visto uma formiga andando entre a/sua comida.

    Enfim, acho que as formigas não distorcem a aquela visão de união. Um por todos e todos por um.

    Abraço!

    http://calangonetnews.blogspot.com/

  13. Já descobri... rs Valeu... abraços...

  14. Falaí brother... lá vai o e-mail: hofelippe@yahoo.com.br

    Vlw pela moral, grande abraço... bom domingo...

    Henrique

  15. Anônimo says:

    Nunca gostei de furmigas..

    Mas o cara que fez essa pesquisa num tem o que fazer...

    Por que ele num cria um blog? XDDD

  16. concordo com a Fernanda (primeiro comentário dela) lá em cima...

    sempre gostei das formigas [inclusive já tive paciência para criá-las em uma caixinha...]

    mas agora, lendo isso... tenho um pouco de receio com elas...

    ótimo fds pra vc!

    http://lucasjdeoliveira.blogspot.com/