Pesquisa feita por uma empresa responsável pela contratação de babás revelou que 28% delas mentiram sobre as referências no momento da contratação e 15% tinham antecedentes criminais. Foram analisadas 6 mil fichas em quatro anos e o maior índice de informações inventadas foi verificado no Rio, em São Paulo e em Brasília. Já entre as mulheres que tinham anotações criminais, a maioria era por agressão.
“Nós fizemos o levantamento ao informatizar nosso sistema. Vimos que a quantidade de fichas invalidadas por informações falsas ou por antecedentes criminais era muito grande. Isso é um alerta para que os pais redobrem a atenção ao escolher as babás de seus filhos”, afirmou Roberta Rizzo, diretora nacional da Rede Kanguruh, presente em 14 estados e no Distrito Federal.
As informações falsas foram descobertas no serviço de checagem da rede. As candidatas forneceram referências pessoais forjadas, inventaram antigos empregos e forneceram telefones de parentes, como se fossem de antigos patrões.
Referência
Roberta sugere que os pais nunca aceitem telefones celulares como meio de contato para checar uma referência e sempre desconfiem quando só ouvirem elogios. “Geralmente quem só faz elogios é amigo ou parente”, diz. Ela também aconselha os pais a não aceitarem atestado federal de bons antecedentes, ao entrevistarem candidatas a babás. “Esse atestado só informa que ela não deve ao Fisco, mas não garante a idoneidade da pessoa. É preciso o atestado de antecedente criminal”, afirma.
“É claro que não temos como saber se uma pessoa teve culpa ou não no caso de agressão. Mas, na dúvida, não podemos indicá-la”, disse Roberta, que encaminhou à Câmara dos Deputados proposta de projeto de lei que regulamenta a profissão de babá, hoje inserida na categoria de empregadas domésticas, e defende a criação de um Cadastro Único de Babás.
Fonte: O Estado de S. Paulo
GOSTOU DO POST? DEIXE SEU COMENTÁRIO
Coitado dos bebes...
Dá para apavorar ao ler um blog desses...
Imagino quem seja pai ou mãe!
Por vezes os pais contratam qualquer um que bate a porta indicado pela empregada da vizinha...
fala meu brother... passando pra deixar aquele abraço e desejar Feliz dia do Blogueiro...
Henrique
Vai Vendo...
Muito arriscado deixar a sua vidinha na mão de monstras como as que vemos hoje em dia. que não só judiam de crianças, mas também de idosos.
Na familia tivemos uma experiencia trágica também.
O meu priminho Eduardo foi deixado em uma creche onde batiam nele.
Num dado momento ele não queria mais ficar com as "tias" e havia hematomas nas perninhas e nos bracinhos.
Meu tio imediatamente foi a policia.
A creche fechou por 2 meses, mudou de nome e reabriu com o lindo nome de CANTINHO DO BEBE.
É revoltante.
beijos
Eita...assustador isso!
Ainda bem que não tenho filhos e que por enquanto não preciso de babá...kkkkkkkkkk
Bjos e boa semana!